Nariz entupido, correr ajuda?

A congestão nasal, ou famoso nariz entupido, é uma coisa chata… Os motivos podem ser diferentes, uma alergia, uma gripe etc. Muitas pessoas tem sempre um remédio à mão, seja para borrifar ou pingar (ex.: Aturgyl, Naridrin etc) e com a repetição de uso desses medicamentos, muitas vezes o mesmo para de ter o efeito esperado.

Mas existe um método mais simples e saudável para resolver esse problema, pelo menos por um tempo… Descobri sem querer e depois foi confirmado pelo meu médico na época. Uma vez, com nariz com entupido, fui correr e depois de alguns minutos correndo, o nariz desentupiu! Comecei então a confirmar o método, lembro que uma vez em casa, quando não tinha remédio de nariz, fui correr pela casa (sala, corredor) e funcionou também!

Vale então entendermos um pouco mais sobre como o nariz entope. Dependendo do seu caso, o nariz entupido pode estar acontecendo simplesmente por inchaço do tecido nasal, que está sendo causado pela dilatação dos vasos sanguíneos do nariz. Aliás, muitos remédios de nariz atuam simplesmente como vaso constritores, diminuem o diâmetro do vaso, consequentemente o inchaço reduz e você consegue respirar. A corrida gera um efeito parecido, pois ela libera adrenalina, que atua como vaso constritor, assim o inchaço diminui e você consegue respirar! O único problema é que normalmente o efeito não dura muito tempo, mas de qualquer maneira fica a dica para se tentar, pelo menos é bem mais saudável que ficar usando remédios de nariz.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *